Este é o representante principal da raça Merino na Austrália, sendo encontrado em grandes rebanhos na Nova Zelândia, Queensland, Victoria e Oeste da Austrália. Possui aptidão para a produção de lã, embora a seleção para melhorar a qualidade da carcaça, possa tornar este Merino, uma  raça  de  dupla  aptidão. 

Sua lã é absorvida quase totalmente pelo comércio de têxtil e é caracterizada pela altíssima qualidade. O velo produzido é pesado, macio, de coloração branca com um diâmetro médio de fibra de 20-22 mícrons. 

 

        O Merino apresenta uma baixa percentagem de partos gemelares, uma alta resistência à intoxicação pelo cobre e, como toda raça produtora de lã, resiste bem às condições adversas de criação, com pouca disponibilidade de alimentos de qualidade. Regiões de clima seco são os melhores locais para criar ovinos tipo lã.

 

  CARACTERÍSTICAS

         A primeira importação de Merinos pela Austrália data de 1789. Eram 29 cabeças provenientes do Cabo , África do Sul. O progresso da criação de carneiros na Austrália foi tão grande que hoje este país possui o primeiro rebanho, da ordem de 185 milhões de cabeças e é o maior produtor mundial de lã, com a produção anual de umas 920.000 toneladas de lã bruta. Estes números significam que a Austrália possui aproximadamente 1/6 do rebanho mundial de ovinos e produz mais ou menos 1/3 de toda a lã, também insuperável pela qualidade . O grosso da produção de lã é do tipo Merino. A Austrália importou Merinos de todas as variedades existentes: Electoral, Negrettis, Rambouillets, Vermonts, etc. O Merino Australiano foi constituído pela mistura dessas variedades, com as seguintes proporções aproximadas de sangue: 25% de Merino Espanhol ; 40% de Vermont; 30% de Electoral e Negretti ; 5% de Rambouillet Francês. Procurou-se desde logo suprimir as rugas e conferir maior vigor, melhorar as formas, a produção de lã e as qualidades necessárias a um bom animal de açougue. O tipo atual é um ovino de grande produção, rendimento econômico bem adaptado às condições naturais e ao sistema de exploração extensiva, com um velo de muito peso, e com uma lã extraordinariamente uniforme em finura e comprimento, de cor branca e suavidade ao tato. O comprimento da mecha foi sem dúvida o fator determinante do aumento do peso em lã do Merino Australiano.

Velo - No Merino Grande, comprimento de 13,5cm e finura de 26 a 28 micros; no médio, comprimento de 10 a 11cm e finura de 22 a 26 micros; no pequeno, comprimento de 8 a 10cm e finura de 14 a 20 micros. Lã sedosa, brilhante e de grande resistência, com ondulações uniformes e nítidas, desde a base até a ponta. A lã cobre bem e uniformemente todo o corpo, com exceção das orelhas que são cobertas com pêlos curtos e suaves e às vezes possuem manchas negras. Sobre a fronte há uma mecha em roseta semicircular, bem densa, não devendo cair em mechas soltas. Fica descoberta uma zona de pêlos brancos e suaves, que partindo da base dos chifres, abrange o contorno dos olhos , todo o chanfro e focinho. As narinas e lábios devem ser rosados, não se admitindo manchas pretas. A pele é muito fina, rosada, sem pregas, salvo no pescoço, onde são bem desenvolvidas e típicas. Os cascos são claros.

 

Cabeça - de perfil convexo, larga, tamanha médio, com a fronte bem arqueada. Chanfro largo, com duas ou mais rugas transversais no macho. Orelhas curtas e grossas. Olhos grandes, claros, brilhantes, descobertos. Boca pequena, com lábios fortes, bem superpostos. Os chifres, presentes apenas nos machos, são distanciados da face e espiralados para fora.

 

Pescoço - curto, musculoso, bem unido à cabeça e ao tronco.

 

Corpo - cilíndrico. Cruzes um pouco mais altas que a linha dorso-lombar, bem unidas ao pescoço. Peito amplo e saliente, a caixa torácica grande, com costelas bem arqueadas e espaçadas. Dorso e lombo retilíneos e largos. Garupa redonda, em harmonia com o corpo, sem rugas e com cauda alta. Membros de altura média, separados, bem aprumados, com ossatura não muito grossa, porém forte. Cascos brancos. Os membros devem ser cobertos de lã. 

 

 

Referência:

http://www.ansi.okstate.edu/BREEDS/SHEEP

www.agrov.com/agrov/animais/suincaprovin/merin.%20austral..htm 

 

Fotografias:

Handbook of Australian Livestock, Australian Meat & Livestock Corporation,1989, 3rd Edition 

http://www7.concentric.net/~bmerino/about_my_sheep.htmlM